miércoles, 13 de junio de 2012

EFEITOS DO SHIATSU NO SEU CORPO


Ao massagear diferentes partes do corpo, é possível dar adeus a desconfortos físicos como dor de cabeça ou TPM, e ainda livrar-se de sintomas emocionais, como ansiedade e nervosismo. Veja o que o shiatsu faz em cada área
Texto • Thiago Perin
Na cabeça
Essa é a parte mais calmante do tratamento para muita gente. A massagem nas têmporas ajuda no relaxamento geral do corpo e a pressão na região em torno da boca pode aliviar tensões emocionais. Pontos ao lado dos olhos e na área entre a boca e o nariz podem acalmar dores de cabeça, congestão nasal e sinusite.
 Nos ombros
É uma das partes do corpo mais sujeitas à tensão. Quando pontos superiores são pressionados, alivia-se a tensão mental, resfriados, dores de cabeça, tosses e problemas pulmonares. Os pontos inferiores afetam a circulação sanguínea e estão relacionados a sentimentos como ansiedade e angustia profunda.
 Nas costas
Os pontos na parte mais elevada das costas influenciam pulmões e coração, enquanto os do meio se relacionam à digestão (o lado esquerdo está ligado ao estômago e o lado direito ao fígado e à vesícula biliar). A área lombar, por sua vez, está conectada aos rins e intestinos.
 Nos braços e mãos
Vários meridianos importantes passam por esses membros, que se relacionam a distúrbios das funções ligadas à consciência (memória fraca, falta de atenção e insônia, por exemplo), à digestão e aos processos de eliminação do organismo.
 Nos quadris
Em geral, agrupam os impulsos básicos da raiva e também da sexualidade. Quando
reprimidos, podem causar dores na região lombar e nas nádegas. Dores ciáticas, desconfortos menstruais, cistite e todos os tipos de congestão ou dor na pelve são tratados com a massagem nessa região, sobretudo para as mulheres.
 Nas pernas
Englobam pontos ligados a problemas diversos na parte inferior do abdômen e desequilíbrios de ordem emocional, como a raiva excessiva. Os meridianos do baço-pâncreas, envolvido com o processo digestivo, e do estômago, que transforma os alimentos em energia, também passam por elas.

No hay comentarios:

Publicar un comentario