miércoles, 27 de junio de 2012

MASSAGEM PARA PESSOAS IDOSAS


       E normal que com o envelhecer apareçam limitações provenientes do desgaste natural do organismo, o que absolutamente não quer dizer que a qualidade de vida deva diminuir. Na nossa sociedade que cultua o jovem, o idoso é sempre considerado supérfluo, ao invés de dotado de experiência e sabedoria que poderiam ser compartilhadas com todos.
Podemos dizer que envelhecer é amadurecer e certamente, enquanto nosso exterior se enruga e perde o tônus, nosso interior se aperfeiçoa ano após ano.
É em nosso corpo que primeiro notamos os sinais de envelhecimento: enrugamos, ficamos com a pele seca e sem elasticidade, etc. O tato igualmente, vai gradativamente se modificando,  pois com a natural perda de células e fibras, diminui a sensibilidade, principalmente das mãos. Para os homens, que durante quase toda sua vida tem que viver obedecendo a certas regras de comportamento (não abraçar e beijar outros homens, mesmo que esses sejam seu pai, avô, irmão ou tios), na velhice quando diminui
sua capacidade sexual, a necessidade de contato tátil é ainda maior, pois é a única sensação sensual que lhes resta.
Talvez a dificuldade que tenhamos em aceitar os idosos, seja um reflexo de nosso próprio medo de entender e aceitar que todos vão entrar, também, na categoria de "velhos" e isso nos desgoste muito.

             A massagem é o meio ideal que se tem de manter a qualidade de vida dos idosos, ajudando e aliviando-os dos problemas mais comuns que aparecem com a idade: artrite, reumatismo, fadiga muscular, perda de elasticidade das cartilagens e discos intervertebrais (30 a 40% menos de tônus), digestão e intestinos que funcionam mais devagar, cansaço geral, ansiedade, depressão, além do mau funcionamento dos órgãos internos, especialmente do coração.
Benefícios da Massagem

           Massagem Geriática

 A Massagem Geriátrica é uma forma de massagem concebida especificamente para ir ao encontro das necessidades da população mais idosa.
Envolve a utilização das mãos para manipular os tecidos moles do corpo de forma a melhorar a circulação sanguínea, reduzir a dor e melhorar a mobilidade.
A massagem geriátrica pode ajudar a manter ou a melhorar o estado de saúde geral, bem como a melhorar alguma amplitude de certos movimentos físicos que podem estar reduzidos devido à idade.
A massagem geriátrica recorre às mesmas técnicas utilizadas na massoterapia geral, são, no entanto, adaptadas às necessidade de saúde específicas da população mais idosa e de de cada cliente, em particular.
Este tipo de massagem tem as seguintes características:
sessões curtas;
movimentos suaves de mãos;
movimentos passivos e alongamentos suaves de ombros, pernas e pés;
massagem suave das mãos e pés;
utilização ocasional de movimentos mais fortes como a fricção ou pressão.




No hay comentarios:

Publicar un comentario